
Saiba como controlar a ansiedade das crianças durante a consulta
Ansiedade na cadeira do dentista. Esse comportamento é bastante comum quando as crianças estão durante uma consulta, não é mesmo? Na tentativa de ajudar o dentista a contornar essa situação, um time de pesquisadores da University of Southern California estudou as respostas das crianças a procedimentos em um consultório odontológico modificado.
A pesquisa foi publicada em maio no Journal of Autism and Developmental Disorders, importante revista americana de publicações científicas, e analisou o comportamento de 44 pacientes do Hospital Pediátrico de Los Angeles, metade deles portadores de autismo e a outra metade com desenvolvimento normal. Os resultados demonstraram que no ambiente controlado houve uma diminuição nos níveis de ansiedade nas crianças, e, inclusive, elas mesmas reportaram menor sensação de dor e desconforto.
A solução
A solução que os pesquisadores encontraram foi cobrir a cadeira odontológica do consultório com um desenho de borboleta, em que a as asas “abraçavam” a criança, proporcionando uma sensação de segurança e conforto. Eles também projetaram nas paredes imagens sensoriais e colocaram uma música suave no ambiente.
De acordo com Sharon Cermak, autor principal da pesquisa, “um dos objetivos do estudo a longo prazo é ajudar os dentistas a desenvolver protocolos para suas próprias clínicas e controlar a ansiedade de seus jovens pacientes”.
Fonte: Colgate e Associação Dental Americana.