Incidência de cáries pode diminuir com ação global para reduzir consumo de bebidas açucaradas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu uma ação global para reduzir o consumo de bebidas açucaradas. Em seu último relatório, a OMS afirmou que tributar essas bebidas pode reduzir seu consumo e os casos de cáries dentárias, obesidade e diabetes tipo 2.

A ideia de tributação também já foi proposta pelo Fiscal Policies for Diet and Prevention of Noncommunicable Diseases (NCDs). De acordo com a entidade, as políticas fiscais que aumentam o preço de venda desses produtos em, pelo menos, 20% resultariam em diminuições proporcionais da procura dos consumidores. Para os dentistas, essa redução de consumo certamente impactaria em menos incidências de cáries nos países que adotarem o aumento tributários para essas bebidas.

Isso porque, a redução no consumo dessas bebidas açucaradas significaria uma menor ingestão dos chamados “açúcares livres” e calorias em geral, melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cáries dentárias. Alguns especialistas arriscam dizer que as lesões de cárie poderiam ser totalmente evitadas se o açúcar não fosse ingerido mais do que seis vezes ao dia. Claro, desde que a pessoa escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia.

Proposta do OMS

 O relatório acrescenta que as políticas fiscais devem ser aplicadas apenas para os alimentos e bebidas que possuem alternativas mais saudáveis disponíveis no mercado. O documento apresenta também uma investigação de 11 revisões sistemáticas recentes sobre a eficácia das intervenções da política fiscal para melhorar as dietas e prevenir doenças crônicas não transmissíveis.

Gostou do artigo? Leia também: Entenda a relação da osteoporose com a saúde bucal

Deixe uma resposta