Como fazer a gestão do tempo no consultório?

Seja no consultório, no escritório e principalmente em casa, a maioria dos profissionais tem dificuldade na hora de gerir o tempo, não é verdade? E, cá para nós, saber gerenciar as tarefas é, sem dúvida, um grande ganho, tanto na qualidade do trabalho e no atendimento ao público (no caso aqui, pacientes), como no crescimento profissional.

Mas, gerenciar o tempo de forma eficaz é uma questão de disciplina. Para ajudá-los, separamos algumas dicas. Continue lendo!

É urgente mesmo?

É fundamental fazer essa pergunta sempre que surge algo de última hora. Isso porque nem tudo que se intitula como urgente realmente é. Mas, como vou saber diferenciar? Simples. Coisas urgentes, geralmente, se deixarem de ser feitas podem impactar no resultado do seu negócio. Se fugir disso, podem e devem ser remanejadas.

 Faça um cronograma!

Pode parecer perda de tempo listar as tarefas diárias, semanais e mensais. Mas, ao fazer isso, você consegue ter uma visão macro de tudo o que tem de ser feito. Além de conseguir determinar os prazos e prioridades de cada coisa mais facilmente.

Passe adiante

Saber delegar é muito importante, seja qual for o negócio em questão. Tenha em mente que nem sempre os seus compromissos devem ser realizados por você. Se sua funcionária ou outra dentista da clínica é uma pessoa capacitada para a tarefa, por que não passar adiante?

Esqueça a procrastinação

Aquele ditado “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” nunca foi tão real. Procrastinar só vai acumular ainda mais trabalho e aumentar as chances de tudo dar errado no final. Além disso, deixar as coisas para o último momento aumentam os erros.

Foco, foco!

É comum acontecer de o problema real não ser exatamente a falta de tempo, mas sim a falta de foco. Se você tem uma programação do que deve ser feito no seu dia de trabalho, evite perder tempo com besteiras – como redes sociais, interrupções esporádicas, etc. Muitas vezes é preciso avisar às pessoas que você não está disponível e se desconectar por instantes do supérfluo para ter mais qualidade e produtividade.

Tudo no lugar certo.

Se você trabalha num ambiente muito caótico (seja por causa do excesso de falatório e telefone tocando ou falta de organização) isso provavelmente vai te atrapalhar na gestão do tempo. Por isso, a dica aqui é: organize seu ambiente de trabalho conforme o seu bem-estar e as suas demandas.

Ter tempo depende de você

Já parou para pensar? A falta de tempo é, na verdade, uma falha no planejamento e na organização diária. Lá vão as ações perfeitas para ter mais tempo: elimine compromissos que não o levam adiante; acorde mais cedo pelo menos uma hora; delegue; não assuma mais do que pode cumprir e não acumule tarefas.

Gostou das dicas? Não deixe de conferir também Aplicativos que facilitam a vida do dentista.

Deixe uma resposta