Trabalha sentado? Veja dicas para evitar dores na coluna

Uma fisgada aqui, outra ali. É normal quem trabalha sentado e muitas vezes inclinado sobre o paciente grande parte do dia – como é o caso do dentista – sentir esses dores na coluna de vez em quando.

Isso acontece porque ficar na mesma posição por horas seguidas causa diversos problemas à saúde e dores na coluna é só uma deles (dor nas articulações e o surgimento de varizes são outras consequências). Mas, com alguns cuidados básicos, esse incômodo pode ser evitado!

Levante-se de vez em quando

 Cada 40 minutos. Este é o tempo ideal para levantar-se da cadeira e se movimentar. A dica é caminhar pelo consultório, ir tomar um café ou um copo de água pelo menos a cada 40 minutos. Essa rotina ajudará a melhorar dores lombares e ativar sua circulação.

Apertou a agenda? Movimente as pernas sentado

 Essa dica é para os dias em que o fluxo de pacientes no consultório estiver bem cheio e não sobrar tempo para os intervalos sugeridos no tópico anterior. Então, entre um paciente e outro, mexa e estique os joelhos, gire os pés e tornozelos para os dois lados. E não se esqueça de dar uma alongada no pescoço.

Cuidado com a postura

 Não tem jeito. Sentar corretamente é algo que poucas pessoas fazem de fato. Portanto, preste atenção se sua coluna está fazendo a curvatura normal que deve fazer quando você se senta. E lembre-se: seus pés devem ficar apoiados no chão.

Aposte no aeróbico e na musculação

 Sim, atividade física regular (como caminhada, natação, alongamento, fortalecimentos muscular etc.) faz toda a diferença. Além de fortalecer os músculos, também ajuda a melhorar a postura.

Gostaram das dicas? Coloque-as em prática o quanto antes!

Deixe uma resposta