Como manter sua automotivação em alta

Mantera automotivação. Eis aí um ideal que muitos profissionais procuram atingir ao longo de suas carreiras. Mas qual o segredo daqueles que conseguem ser otimistas e bem humorados em meio a rotinas e desafios profissionais?

De acordo com especialistas comportamentais, o mistério está na iniciativa e força de vontade que são características básicas da automotivação. Pra te ajudar a tomar as rédeas da sua relação com seu trabalho, separamos algumas dicas:

Foco, a palavra da vez

É comum que os problemas externos, pessoais ou de outros amigos, interfiram no seu desempenho no trabalho. Afinal, separar o pessoal do profissional não é muito fácil, né? Portanto, manter o foco ao realizar suas tarefas é primordial. Evite ficar de conversas nada produtivas e de acessar suas redes sociais enquanto estiver trabalhando.

Você é disciplinado?

Caso sua resposta seja negativa, está aí um ponto a ser trabalhado. Porque quanto mais disciplina você tiver, mais liberdade profissional vai conquistar. E a sensação de liberdade traz mais motivação no trabalho. Pessoas disciplinadas costumam controlar suas atividades e seu tempo de uma maneira melhor. Isso faz com que elas consigam assumir mais responsabilidades e, com isso, se automotivarem profissionalmente.

Metas, sempre realistas

Não há nada mais desmotivador do que planejar algo e não conseguir conclui-lo, concordam? Por isso, antes de definir metas, analise para ver se elas são realmente possíveis de realizar. Assim, você não desanima se algo der errado.

Planejamento é importante

E por falar em metas, sabia que pessoas automotivadas costumam criá-las para si mesmas e não apenas seguem as que são impostas por seus superiores? Pode não parecer importante, mas só o fato de você ter objetivos já lhe ajudam a desenhar um futuro melhor, mesmo que você esteja passando por um momento profissional complicado, e a elaborar um caminho para chegar lá.

Então, anote a dica: crie metas de curto, médio e longo prazo para si mesmo. Faça listas, escreva tudo o que conseguiu alcançar no semestre ou no ano e coloque em um lugar que você possa ver todos os dias (na porta da geladeira, ao lado do computador no trabalho etc.). Ver suas conquistas, vai te inspirar e motivar ainda mais.

Compartilhe suas ideias

Muitas pessoas têm medo de compartilhar suas ideias e acabam deixando-as na gaveta, a sete chaves. Arrisque-se. Como diz o velho ditado: “melhor se arrepender do que você fez do que daquilo que não realizou”. Tenha em mente que realizações alimentam a motivação. Se errar? Tudo bem. Os erros trazem aprendizado.

Invista em você

Conhecimento traz mais segurança que, por sua vez, agrega mais motivação no trabalho. Invista em cursos que vão aprimorar ainda mais sua carreira. Pessoas automotivadas não param nunca: estão sempre em busca de evolução.

A vida vai além do trabalho

Seu trabalho é sua única fonte de felicidade? Cuidado. São grandes as chances de algo não sair como o planejado e você ter um sentimento de perda de tempo e energia. Para se motivar, faça outras atividades: um esporte, uma pós-graduação etc.

Agora conta pra gente, o que você tem feito para se automotivar?

 

Fontes: Forbes Brasil e Época Negócios

Deixe uma resposta