6 dicas de como melhorar o relacionamento com seus pacientes

Cada vez mais o marketing de relacionamento tem sido fundamental para a fidelização do paciente. Ele é uma ótima estratégia para reter clientes que necessitam de uma atenção especial, como é o caso da maioria das pessoas que busca ajuda médica e odontológica (quem está com dor ou algum problema de saúde, espera ser atendido com mais afeto).

Mas o que é marketing de relacionamento? É um conjunto de ações que contribui para a relação mais positiva, duradoura e amigável com seu público. O maior benefício de investir nesse tipo de marketing é o poder que tem ao proporcionar uma boa experiência de compra e serviços e, com isso, conquistar o cliente e torná-lo fã da sua marca.

Não sabe como colocar as estratégias de marketing de relacionamento em prática? Separamos 6 dicas que vão te ajudar!

Mantenha uma comunicação visual caprichada

Não é capricho ter sua marca presente na fachada da clínica, no uniforme da equipe, impressa em fichas, receituários, pastas, envelopes etc. É uma forma de você se comunicar com seu público e fixar sua marca na lembrança das pessoas.

Lista de pacientes organizada

O cadastro de todos os seus pacientes está atualizado? Se a resposta for não, reveja isso o quanto antes. Ter essas informações em dia é fundamental para fazer o marketing de relacionamento, uma vez que esse arquivo contém dados como nome, telefone, endereço, data de aniversário etc., que vão permitir que seu consultório ofereça um atendimento mais personalizado e promova futuras campanhas de marketing.

Tenha uma equipe capacitada

Não adianta nada investir e planejar boas estratégias de marketing de relacionamento se sua equipe não estiver preparada para receber bem seus pacientes. Recepcionista e atendentes precisam manter uma postura profissional, ser gentis, simpáticos, proativos e prestativos desde o primeiro contato feito por telefone. Se o paciente é atendido com aspereza isso vai refletir diretamente na imagem que ele vai ter da sua clínica.

Mantenha um ambiente adequado

Quer conquistar seu paciente? Então é importante garantir que o ambiente da sua clínica esteja adequado para recebê-lo. A dica é manter a sala de espera aconchegante, com água mineral, algumas revistas e um aparelho de TV.

Não deixe datas importantes passar em branco

Surpreenda seu público comemorando data importantes. Use seu cadastro e envie um cartão impresso ou um e-mail, por exemplo, parabenizando os aniversariantes do mês. O importante é lembrar e se fazer presente nessa data especial.

Seja presente digitalmente

Sua clínica tem um site ou um blog na internet? Não? Saiba que possuir esse tipo de mídia pode contribuir muito para a sua clínica ser encontrada por usuários que precisam dos seus serviços, mas que ainda não conhecem seu nome. Outra dica a não ser descartada é criar um perfil nas redes sociais. Nelas, você pode estabelecer um relacionamento com seu paciente, trocar informações etc.
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